Queimaduras

Queimaduras-em-uberlandia

Queimaduras

As queimaduras são classificadas conforme sua profundidade em:

  • Queimadura de primeiro grau: atinge apenas a epiderme, não gerando cicatriz diante de tratamento adequado. Cursa apenas com vermelhidão local e ardência. O exemplo mais comum é a queimadura solar.
  • Queimadura de segundo grau: atinge a derme (segunda camada da pele), podendo ser de segundo grau superficial ou segundo grau profundo, de acordo com a profundidade de acometimento da derme. Cursam com formação de bolhas (flictenas) e dor local intensa. Podem ser causadas por combustíveis e substâncias inflamáveis, chama direta, líquidos quentes, vapor, produtos químicos diversos e outros.
  • Queimadura de terceiro grau: atinge todas as camadas da pele, até tecido subcutâneo e estruturas mais profundas como músculos e ossos. Cursa com formação de tecido brancacento, endurecido e indolor. Pode ser causada pelos mesmos agentes causadores das queimaduras de 2 grau e também são causados pela eletricidade.

O tratamento das queimaduras depende de sua profundidade e requer acompanhamento por longos períodos mesmo após sua completa cicatrização.